TECNOLOGIA

10 curiosidades sobre o frio

As árvores que perdem folhas em um determinado período são chamadas de decíduas. Como no inverno há uma menor disponibilidade de água líquida, a perda de folhas nesse período garante maior economia de água para a planta.

por Mauricio

Publicado em 14/07/2021

1. Colocar gelo em cima do machucado ajuda na recuperação

O gelo faz com que os vasos dilatados contraiam-se e, com isso, diminui o fluxo sanguíneo.

2. Sentimos mais frio quando estamos com febre

Em casos de febre, o corpo geralmente está com uma temperatura maior que a do ambiente. Sendo assim, o corpo cede calor ao ambiente, gerando a sensação de frio.


3. Ao colocar sal no gelo, as latas gelam mais rápido

O sal, por ser um soluto que não evapora facilmente, ao ser misturado com o gelo (H2O sólida), diminui o ponto de fusão. Dessa forma, há diminuição da temperatura da água, favorecendo o resfriamento da lata.

Leia também: A moda dos Funkos

4. As células reprodutivas são armazenadas no frio

Essas células são armazenadas em baixa temperatura para que a viabilidade seja preservada. Com isso, elas podem ser utilizadas até mesmo depois de meses ou anos.

5. Os metais parecem mais frios do que a madeira

Os metais são condutores térmicos, e a madeira é um tipo de isolante. Sendo assim, os metais realizam as trocas de calor com mais facilidade, passando a sensação de serem mais frios que outros materiais.

6. Usamos a bolsa d’água fria para diminuir as inflamações

Colocar a bolsa d’água na parte do corpo que dói diminui o processo inflamatório por causa da contração dos vasos sanguíneos.

7. Urinamos mais no frio

Isso ocorre porque, quando há baixa temperatura, perdemos menos água pelo suor. Desse modo, urinamos mais.

8. Ao passar por uma cirurgia no dente, os dentistas recomendam ingerir bebidas/comidas frias

Depois de uma cirurgia, comemos alimentos gelados porque o frio promove vasoconstrição dos vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue no local e, consequentemente, reduzindo a pressão na região. Isso leva à diminuição da dor e do inchaço.

9. O frio pode matar pessoas/animais

A morte pode ocorrer por causa da hipotermia, que é quando há exposição prolongada ao frio, como quando neva ou quando a pessoa fica mergulhada em um lago gelado. Esse problema ocorre quando a temperatura do corpo cai abaixo de 35 ºC e pode ser fatal para as pessoas que atingem temperaturas menores que 27 ºC.

10. Algumas árvores perdem mais folhas no frio

As árvores que perdem folhas em um determinado período são chamadas de decíduas. Como no inverno há uma menor disponibilidade de água líquida, a perda de folhas nesse período garante maior economia de água para a planta.

Em Alta

content

As 10 melhores séries para assistir

Quais são as 10 melhores séries de todos os tempos para assistir? Existem tanta séries na TV e Streamers, que fica difícil escolher qual ver.

Continue lendo
content

Noites Brutais: O filme de Terror mais Aguardado de 2022

Noites Brutais: O filme de Terror mais Aguardado de 2022, teve estreia no Brasil em 26 de outubro. com Georgina Campbell e Bill Skarsgård

Continue lendo
content

17 coisas que você precisa saber de Cavaleiros do Zodíaco

Aqui compilamos 17 Curiosidades sobre Cavaleiros do Zodíaco. Pode ser difícil de assimilar, mas Masami Kuramada disse que não gosta de anime.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Top Gun: Ases Indomáveis Um Clássico dos anos 80

Top Gun: Ases Indomáveis, um Clássico dos anos 80, lançado em 1986 com direção de Tony Scott e protagonizado por Tom Cruise.

Continue lendo
content

Vazamento de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa

O terceiro filme solo de Tom Holland como Homem-Aranha vai chegar no próximo dia 16 de dezembro aos cinemas. A grande expectativa dos fãs é pela aparição de Tobey Maguire e de Andrew Garfield na trama, o que ainda não foi confirmado.

Continue lendo
content

Qual dos Cavaleiros de Ouro é o mais forte?

Quando se pensa em Cavaleiros Do Zodíaco sabe-se que os Cavaleiro de Ouro são os mais fortes, mas qual dos Cavaleiros de Ouro é o mais forte?

Continue lendo