TECNOLOGIA

O PERÍODO DA PRÉ-HISTÓRIA

A Pré-História é o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C. Paleolítico Inferior. Esse período começa a ser contado exatamente quando os hominídeos começaram a ter a habilidade de produzir as primeiras ferramentas para sobreviver.Essas ferramentas foram obra do homo habilis e do homo erectus . Estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 250 mil anos atrás.

por Mauricio

Publicado em 07/07/2021

A PréHistória é o período que acompanha a evolução humana a partir do momento que os hominídeos começaram a usar ferramentas de pedra. Encerrou-se com o surgimento da escrita, que aconteceu entre 3.500 a.C. e 3.000 a.C.

A Pré-História é dividida entre Paleolítico, Mesolítico  e Neolítico. Nesses períodos, acompanhamos o desenvolvimento dos hominídeos com a elaboração de novas ferramentas, além do surgimento do homo sapiens , há 300 mil anos.

Paleolítico

O período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, onde os objetos que eram utilizados pelo homem eram produzidos de pedra lascada. Esse período durou de 3 milhões de anos atrás a 10.000 a.C. e foi subdividido em três fases que são Paleolítico Inferior, Médio e Superior.

Paleolítico Inferior. Esse período começa a ser contado exatamente quando os hominídeos começaram a ter a habilidade de produzir as primeiras ferramentas para sobreviver. Essas ferramentas foram obra do homo habilis e do homo erectus . Estendeu-se de 3 milhões de anos atrás a 250 mil anos atrás.

O Paleolítico Médio ocorreu de 250 mil anos atrás a 40.000 a.C. Caracterizado, pela presença do homem de Neandertal. O homo sapiens já existia nessa época, uma vez que seu surgimento aconteceu há 300 mil anos. Os estudos arqueológicos mostram que o estilo de vida do homem tornou-se mais sofisticado com novas ferramentas e o uso do fogo.

No Paleolítico Superior, ocorreu de 50.000 a.C. a 10.000 a.C. Na qual, as ferramentas utilizadas pelo homem passaram a ter grande diversidade. Eram produzidos pequenos anzóis, machados, agulhas e até mesmo a arte. As pinturas rupestres eram realizadas nas paredes das cavernas.

Pintura rupestre realizada na parede de uma caverna localizada na Tailândia.
Pintura rupestre realizada na parede de uma caverna localizada na Tailândia.

Abrangendo os três períodos, resumidamente, o Paleolítico é um período em que o homem sobrevivia da coleta e da caça, sendo fundamental, no caso da caça, a elaboração de ferramentas para auxiliá-lo na obtenção do alimento. Por depender da caça e coleta, o homem era nômade e mudava de lugar quando os recursos do local que estava instalado ficava escasso.

Nessa época o homem vivia nas cavernas para proteger-se do frio. As ferramentas utilizadas eram feitas de ossos, pedras e marfim. No fim do Paleolítico surgiram os primeiros esboços de religião e tios funerários.

Mesolítico

O Mesolítico é uma fase intermediária entre o Paleolítico e o Neolítico, que ocorreu em parte do mundo. Esse período aconteceu em sua maioria, em locais onde houve glaciações intensas. Como na Europa e em partes da Ásia e estendeu-se, entre 13.000 a.C. e 9.000 a.C.

Esse período marcou a decadência dos agrupamentos humanos que viviam exclusivamente da caça no lugar daqueles dos caçadores e coletores. Ficou marcado pelo desenvolvimento da olaria ou produção de cerâmica) e produção de tecidos. con seu término marcado pelo desenvolvimento da agricultura.

Neolítico

O Neolítico estendeu-se de 10.000 a.C. até 3.000 a.C.. Houve aqui o surgimento da agricultura, e o desenvolvimento da escrita.

Com a agricultura, o homem mudou seu estilo de vida, permitindo ao homem homem fixar-se em um só local, sobrevivendo da produção agrícola, e desmatando florestas para as plantações.

O homem passou domesticar animais, que auxiliava o homem no transporte de carga, na agricultura, como animal de tração, como alimento e até mesmo como meio de transporte. Então, foi nesse período que surgiram as primeiras cidades.

Divisão do trabalho na Pré-História

Na divisão do trabalho na Pré-História, os homens caçavam animais, enquanto que as mulheres coletavam alimentos. À medida que a agricultura foi desenvolvida, as mulheres cuidavam das plantações.

Leia também: A História do Cinema

Em Alta

content

Bridgerton: O novo sucesso da Netflix

A história gira em torno de Daphne Bridgerton, filha mais velha da poderosa família Bridgerton. A jovem quer um casamento dos sonhos, mas, também quer encontrar o verdadeiro amor

Continue lendo
content

CAVALEIROS DE OURO DE VIRGEM

Os CAVALEIROS DE OURO DE VIRGEM , conhecidos como os Homens mais próximos de Deus, sempre foram os Cavaleiros mais fortes e introspectivos.

Continue lendo

Você também pode gostar

content

Kakegurui – Compulsive Gambler

Kakegurui - Jogador Compulsivo é um mangá japonês escrito por Homura Kawamoto e ilustrado por Tōru Naomura. Ele começou a ser publicado em Square Enix 's Gangan Joker em março de 2014, com seus capítulos chegando a 14 volumes até de fevereiro de 2021. Na América do Norte, o mangá foi traduzido por Yen Press

Continue lendo
content

Sony remove Cyberpunk 2077 da PS Store

A Sony removeu Cyberpunk 2077 da PlayStation Store. O novo jogo da CD Projekt Red, envolvido em polêmicas de performance no lançamento, especialmente nas versões para PlayStation 4 e Xbox One, não está mais disponível para compra na PS Store. A jogada da Sony vai além: a empresa garantiu que oferecerá reembolso aos jogadores de Cyberpunk 2077 nas versões de PS4 e PS5. O jogo permanece fora da PS Store "por tempo indeterminado".

Continue lendo
content

Qual dos Cavaleiros de Ouro é o mais forte?

Quando se pensa em Cavaleiros Do Zodíaco sabe-se que os Cavaleiro de Ouro são os mais fortes, mas qual dos Cavaleiros de Ouro é o mais forte?

Continue lendo